quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Manifesto Contra a Manifestação.

Alunos me pararam, na saída do meu colégio, distribuindo panfletos solicitando a minha participação e a de outros estudantes em uma manifestação contra o ENEM. Concordo veementemente com os demais alunos que afirmam que uma prova importante como essa não foi tratada com a seriedade necessária, demonstrando descaso, novamente, com os candidatos e com a educação em geral. Todavia, é no mínimo um grande equívoco posicionar-se contra todo o sistema do Exame Nacional do Ensino Médio.

Estudantes não se manifestam a favor de salários dignos aos professores estaduais, estudantes não se mobilizam contra a insegurança em salas de aula ou contra as diretrizes de matérias ministradas do MEC. Por que uma manifestação dia 12? Por que o ENEM? A verdade é que o ENEM tornou-se uma ameaça para os setores tradicionais da educação gaúcha, evidenciando nossa defasagem e baixa qualidade de ensino. Entretanto, apenas isso não justifica ceifar de milhares de jovens menos favorecidos a oportunidade de ingresso no ensino superior.

Todos têm o direito à manifestação, apenas creio que devem ter consciência sobre por que se manifestam e quais serão suas conseqüências. Se os estudantes buscam mudanças, a maior e melhor mudança para a educação no estado é o próprio ENEM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
eXTReMe Tracker