quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Redação UFRGS 2010

Tema: Por que tanto incivilidades quanto infrações impedem a construção da uma sociedade sadia?

A Liberdade de cada um

Tanto o “jeitinho brasileiro” como os truques típicos dos adolescentes não contribuem para o convívio social harmonioso. Furar filas, deixar objetos guardando lugar e fazer cópias de livros e músicas sem consentimento dos respectivos autores são apenas algumas das atitudes que prejudicam a formação de uma sociedade sadia.

Quem costuma freqüentar bancos, cinemas e teatros está acostumado a enfrentar filas. O pior é quando, além de passar um bom tempo em pé, alguém, indevidamente, toma um lugar a sua frente. Invariavelmente nos sentimos aborrecidos quando somos vítimas de tais artimanhas. Isso acontece em todas as situações as quais algum indivíduo ultrapassa o limite da sua liberdade e invade o direito dês que o cercam.

Lojas de discos estão desaparecendo. Querendo ou não, isso é um reflexo da larga difusão de conteúdo fonográfico de forma ilegal na internet. Além de prejudicar o comércio, cópias ilegais de material cultural, independentemente do seu uso, não dão a devida remuneração aos produtores e artistas.

Somos vítimas de muitas incivilidades e infrações, além disso, não podemos negar que cometemos muitas delas. Será que estamos inclinados a desrespeitar os outros? Somente valorizando as conquistas, o direito e o trabalho alheio, seremos capazes de responder a essa pergunta e a construir uma sociedade igualitária.

2 comentários:

  1. Está bem, está bem....não posso deixar de ler esse texto e dizer que adorei o que tu escreveu. Feitas as rasgações de seda (merecidas...hehehe), também deixo minha opinião sobre este assunto.

    Achei muito interessante esse tema da UFRGS. Ainda mais para um vestibular que atinge justamente o público que mais utiliza a internet para coisas nem sempre tão produtivas.

    Lendo teu texto e pensando sobre o tema fiquei imaginando: Sociedade sadia? Mas nem sociedade existe mais!!! O que há é um aglomerado de seres humanos (seres racionais) vivendo de maneira totalmente mecanicista (eu disse RACIONAIS????)indo ao contrário de todas as outras comunidades animais ou vegetais (aqueles seres que são irracionais...)tão bem estruturadas em nosso planeta. E veja você...esse seres irracionais não cometem infrações, nem incivilidades. É...não há como negar, estes dois ítens realmente impedem a formação de uma sociedade sadia...hehehehehe

    Segue com este blog...ele é ÓTIMO
    Beijão

    ResponderExcluir

 
eXTReMe Tracker