terça-feira, 27 de outubro de 2009

Conflito Existencial

Há pessoas que crêem em um ciclo infinito delas, outras que crêem em pós-vidas, eu creio em uma só. Caso não tenha escrito ainda, sou ateu, graças à deus. Respeito muito a religião alheia, até porque o ateísmo também é uma forma de religião, afinal é preciso ter muita fé para superar a necessidade de um deus nos acuda.


Não pretendo me ater na temática religiosa, até porque pretendo explorar essa temática com mais calma em futuras postagens. Meu objetivo é falar sobre minha concepção de vida. Meu problema com a vida começou a pouco tempo, quando percebi que, querendo ou não, um dia ela iria acabar. Tudo bem, parece fatídico pensar assim, mas não sou pessimista, pelo contrário. Acho muito fácil acreditar em reencarnações, pós-vidas, regressões, céu e até mesmo inferno. A verdade é que ninguém, em sã consciência, quer morrer. Só para frisar, eu também não quero.


Pela lógica, passamos mais de 30% das nossas vidas dormindo (desconsiderando os dorminhocos), mais de 15 anos estudando (nível de bacharel), mais de três messes dela só procurando controle remoto da televisão, fora os anos que passamos em frente à telinha. A pergunta de um milhão é: Se a vida é uma só, se não há outra chance, o que devemos fazer com ela? Creio que deixar de dormir não é uma boa resposta.


Esse grande conflito existencial tem me afligido, peço que tentem responder essa pergunta postando seus comentários nesse post.


Carpe Diem

4 comentários:

  1. é. ta aí uma boa questão.
    acho que todo dia me faço essa perguntinha! (que vale 1 milhão de reais \o/ que é mais do que dinheiro xD)
    mas enfim... cada dia se aprende mais, cada dia temos uma resposta ou não.
    o fato de imaginar que 'perdemos' 1/3 da nossa vida só dormindo, é difícil de engolir.
    mas então o que fazer com o resto dela? EU quero fazer o que MAIS gosto. conviver com a música e a fotografia. e viajar! viajar muito. conhecer cada cantinho desse mundo. pra mim, é a maneira mais proveitosa de viver. fazendo-se o que gosta e conhecendo novas culturas, pessoas, lugares! (:

    ResponderExcluir
  2. (: que o teu nome é Schultz eu já sei :P
    inclusive do nada hoje a gente se falou e tu disse que só conhecia as pessoas importantes do terceiro! mimimi :~ brincadeira.
    mas enfim. tu definiu muito bem o meu 'deprê': são momentos de reflexão profunda em que me fecho e busco soluções para problemas pessoais e alheios.
    justamente isso... nao consigo evitar .

    \o.

    ResponderExcluir
  3. A moral é não adiar os planos.Me irrito ao observar que algumas pessoas,ou melhor,a maioria delas projeta seus sonhos para um futuro que nunca é alcançado,passam suas vidas ansiando por algo que nunca é concreto em suas vidas.Isso ocorre porque o planejar só exige imaginação e alguns requisitos pessoais,mas concretizar,mais do que isso,implica esforço e muita luta para que se conquiste o que deseja sem que para isso seja preciso quebrar alguma barreira de princípios ou prejudicar alguém que está ao nosso redor ou mesmo,em outros situações,é necessário vontade própria e persistência. Creio que o que move a vida é o fato de termos sonhos e,dia a dia,lutarmos por eles.Aproveitando teu comentário sobre a morte,considero que ela existe na vida,pois,para mim,a morte existe quando não temos objetivos e tornamos a vida uma simples rotina.É necessário que haja o combustível,é necessário que haja sonhos!

    ResponderExcluir
  4. Caro João (vamos deixar a formalidade para a sala de aula, hehehe),
    Estou lendo tuas reflexões, achando tudo muito bom, mas não tenho necessariamente um comentário a fazer para cada uma delas,mas aqui, não deu, tive de entrar para deixar minha opinião sobre o que fazer com os dois terços em que não estamos dormindo: AMAR!! Com certeza, amar, sem economia. Inteligente que vc é, sei que não está pensando exclusivamente no amor Eros. Por exemplo, vc é professor e ama o que faz: vai querer estudar muito mais que a matéria a ser repassada, vai querer aprender como o cérebro aprende. Você é pai/mãe e ama muito seu/sua filha. Não vai conseguir, certamente, livrá-lo das aflições que aí estão, a pedofilia, os assassinatos, roubo, corrupção, não vai conseguir livrá-lo nem mesmo dos maus professores, o que nem parece tão difícil assim, mas, se vc amar o seu/sua filho/a, vai conseguir fazer com que ele tenha capacidade de enfrentar o mundo e todos esses perigos, e, até mesmo se vc vier a perder esse filho/a, será mais fácil vencer a perda de vc o amou enquanto teve a graça de tê-lo por perto. Vc já deve ter comido sem fome, ou já deve ter comido uma comida de que não gosta. Foi horrível, não é mesmo? assim penso que é a vida sem amor: sem gosto, vazia....

    ResponderExcluir

 
eXTReMe Tracker