quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Helicóptero


Quando eu era criança, aliás, quando eu era mais criança do que sou hoje (essa ficou ótima), havia um pirulito muito popular. Esse pirulito vinha com uma pequena hélice plástica que era fixada na haste do pirulito e, após a guloseima ser completamente removida do “pauzinho”, a brincadeira começava. O que se fazia era girar o cabo com as mãos, imprimindo velocidade à hélice e fazendo o conjunto voar. Meus recreios, por um bom tempo, se resumiam a competição de “helipirulitos”. É claro que, com o passar do tempo, essa brincadeira infantil perdeu sua graça. Entretanto, sempre tive a curiosidade de saber por que os helicópteros voavam.


A primeira imagem de um helicóptero voando sempre esteve relacionada, para mim, a Guerra do Vietnam. Surpreendentemente, há alguns dias, recebi um e-mail falando sobre o primeiro helicóptero totalmente controlável, o Focke-Wulf Fw 61. Essa aeronave foi construída na Segunda Guerra pelos alemães. Daí eu entendi o porquê de associar o helicóptero à Guerra do Vietnam. O primeiro uso em combate dessas aeronaves ocorreu nesse período triste da história. Felizmente a engenhoca também foi usada para salvar muitas vidas nos campos de batalha.


Por piores que sejam as motivações para criar os mais brilhantes inventos da humanidade, sempre há uma forma de torná-los úteis. Atualmente os helicópteros são utilizados para o controle de incêndios, patrulha ambiental, marítima e controle do tráfico. Mesmo assim, ainda hoje, algumas pessoas pensam que a guerra do Vietnam não acabou e continuam derrubando helicópteros e acabando com vidas.

2 comentários:

  1. Gostei do texto, ele me fez lembrar o triste episódio que aconteceu na madrugada de sábado aqui no Rio de Janeiro.Essa maravilhosa invenção deveria ser usada apenas para o bem das pessoas, para salvar suas vidas e não para provocar a morte de pessoas, que lutam para o bem da humanidade.

    ResponderExcluir
  2. :) vou pular esta tragédia do Rio e fixar nos pirulitos. No meu tempo eles apitavam!

    bjssss

    escrever é bom, contar histórias é demais!

    ResponderExcluir

 
eXTReMe Tracker