terça-feira, 11 de maio de 2010

Medo de quê?

Quando era criança, sentia um medo terrível do escuro. Esse sentimento nada mais é do que uma reação natural de aversão ao desconhecido e ao que põe em risco nossa integridade física e psicológica. Infelizmente, a violência urbana tomou o lugar do escuro e passou a me aterrorizar.


Quem já andou pelas ruas se comportando como um esquizofrênico? Quantos já deixaram de usar alguma roupa ou acessório a fim de reduzir os riscos de assalto? A mania de perseguição que nos aflige decorre do medo de sermos assaltados, uma vez que a incidência desses delitos é alta e suas conseqüências podem ser demasiado graves. Além de prejudicar nosso bem-estar, as tentativas de furto alteram nosso comportamento, deixamos de freqüentar ambientes noturnos e usar aquilo que desejamos em detrimento da segurança. A incompetência dos órgãos públicos em reduzir a criminalidade apenas acentua a sensação de insegurança e desconfiança.


Já fui assaltado na Av. Borges de Medeiros. As pessoas ao meu redor perceberam o que estava acontecendo e me olhavam como se eu fosse o autor do crime e não a vítima. A aparente indiferença das outras pessoas com o meu infortúnio se deve ao seu medo de chamar a atenção do assaltante e sofrer o mesmo problema. Demorei para superar essa fobia de andar pelo centro da cidade, entretanto essa experiência foi muito importante para meu amadurecimento.


Superar nossos temores é a melhor forma de aprendizagem. Quando crianças, deixamos de acobardar-se com escuro pois percebemos que nada se altera com a ausência de luz; quando adultos, prestamos mais atenção ao andar pelas ruas.

2 comentários:

  1. Viu! To aqui, postando um comentário na tua maravilhosa redação ; ).
    Obs: esse elogio não foi sarcasmo. Bjoo

    ResponderExcluir
  2. Bom saber que as redações não lidas apenas pelos professores... O que é bom precisa mesmo ser compatilhado! Parabéns!

    ResponderExcluir

 
eXTReMe Tracker