terça-feira, 4 de agosto de 2009

Carpe Diem


Creio que a minha primeira postagem deva, ao menos, esclarecer o peculiar título deste blog. Primeiramente o que é Carpe Diem? Sei que atualmente pouquíssimas pessoas ainda estudam latim, mas erroneamente as pessoas traduzem estas duas palavras como "aproveite o dia", na verdade seu significado literal é “colha o dia”. Sim, colha o dia, estranho não é mesmo? Essa expressão aparece em “Odes” do poeta romano Horácio (65 - 8 AC) onde se lê: “Carpe diem quam minimum credula postero” (Colhe o dia, confia o mínimo no amanhã).


Parece macabro e deprimente tal título para um blog, mas acho que ele sintetiza com certa maestria a contemporaneidade. A pequena expressão que utilizei como título é constantemente utilizada para justificar o prazer imediato, pois “aproveite o dia de hoje, não se conhece o amanha”. E realmente não é isso que vivemos? Um mundo onde o prazer e a satisfação imediata são os objetivos? Onde o aqui e agora são mais importantes? Por que não usar drogas? Por que que usar camisinha? Por quê?


O slogan “Carpe Diem” é bem conhecido da publicidade, é uma ótima forma de incentivar o consumo. A geração imagem, a minha geração, adota o carpe diem como bandeira. Consumismo, materialismo e prazer são três coisas que andam junto com os jovens em detrimento de outros valores e formas de pensamento que deveriam auxiliar no crescimento e amadurecimento dos futuros adultos.


Sinceramente, eu não gosto do usar essas duas palavras desta forma, para mim, elas têm outro significado. Vejo-as como simplesmente, aproveite o dia, tire o máximo de proveito do seu dia. Essa forma simples mas poderosa de pensamento é a doutrina de algumas crenças orientais e eu procuro seguir esta forma de pensamento. O que fiz de útil neste dia?


Carpe diem!

2 comentários:

  1. Faaala Bivis, sempre com uns bagulio loko, vai dizer que tu ficou um findi enteiro pesquisnado igual aquela vez do Lula em 2007 ;x
    suahushauhsuahushaushuahsu...
    Um blog informativo, fera, eu ñ fazia ideia do que significava ''Carpe Diem'', então sempre que eu tiver uma duvida em alguma palavra do Latim, vou recorrer a este blog... tamo grande, abraço meu bruxo... ;)

    ResponderExcluir
  2. aee cara,
    muito interessante esse teu post sobre o título, só que acho que tem uma contradição:
    "Um mundo onde o prazer e a satisfação imediata são os objetivos? (...) Para que usar camisinha? Para que pegar um táxi depois de uma festa? Para que?"
    bom, acho que essa da camisinha e do táxi não são exatamente uma busca do prazer imediato; serveriam para se preservar para o futuro...
    mas bom, de qualquer forma, o blog é uma ótima iniciativa que deveria ser adotada por muito mais gente...
    abração

    ResponderExcluir

 
eXTReMe Tracker