domingo, 30 de agosto de 2009

Pit Stop


Manhã de domingo, como todo bom samaritano acordo lá pelas nove horas, nem muito cedo nem muito tarde e ligo a televisão. Essa companhia solitária que ilumina o quarto e ao mesmo tempo nos da ainda mais vontade de voltar a dormir. Demorei um pouco para perceber, sabe como é, eu abri os olhos, mas ainda não estava “acordado”. Quando dei por mim já assistia a corrida de F-1.


Creio que não seja necessário ressaltar que nunca assisti uma corrida completamente, sempre considerei essa modalidade “esportiva” como inútil, nunca pensei na rivalidade entre os pilotos, os mecânicos, os motores. Para mim, tudo não passava de uma demonstração de quem possui o melhor carro.

Não sei por que parei para pensar a respeito da corrida, mas considerei uma perfeita analogia a política. É interessante pensar desta forma, por exemplo, o indivíduo que recebe a maior atenção e na maioria das vezes os louros da vitória é o piloto. Claro que se ele falhar, mesmo que a culpa não seja inteiramente sua, o descrédito é dele. Talvez já imagine a quem eu me refiro no âmbito político, o piloto, nesse caso, é o nosso grande Presidente. Talvez as pessoas não lembrem em quem votaram para senador, deputado, prefeito, mas presidente, esse sim, todos lembram.

E os mecânicos, como ficam? Esses simplesmente ficam na vanguarda, alinham o carro, enchem o tanque, trocam os pneus, corrigem o motor e fazem os cálculos necessários para vencer uma corrida. Ninguém lembra muito deles, ficam esquecidos nos boxes, mas quando a coisa aperta, uma mola voa e acerta a cabeça de algum piloto eles imediatamente são responsabilizados. A analogia ai é com os senadores e deputados, quem desempenhem um papel importante demais para não serem responsabilizados. A grande falha da minha analogia é a seguinte: quando um mecânico falha, ele é, além de responsabilizado, demitido; quando um deputado falha,...

Espero que no próximo pit stop prestemos mais atenção nos mecânicos para não desperdiçarmos votos e assim, quem sabe, completaremos uma corrida sem escândalos, sem molas voando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
eXTReMe Tracker