segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Sou canhoto, e daí?

Hoje li um artigo assaz curioso na revista Superinteressante, tratava de um tema que há muito me intriga: o canhotismo. Foi uma grande surpresa para meus pais quando eles contataram que eu era canhoto, é uma característica peculiar, contemplada por apenas 10% das pessoas e aparentemente sem transmissão genética regular. Até hoje não se sabe por que não somos todos destros.


As vantagens de ser canhoto são óbvias, não apenas se destacar na sala de aula por ser diferente ou ser excluído pelo mesmo motivo. Felizmente os tempos mudaram e não fui repreendido por professores apenas por ter nascido com esse dom de escrever com a mão esquerda. Há algum proveito em ter essa singular habilidade, por exemplo, em esportes como baseball (o canhoto ser mais bem sucedido contra um lançador destro), no futebol, no hockey de gelo, na esgrima, etc. Justamente por levar vantagens eu nunca gostei de competir no âmbito dos esportes, afinal, seria uma falta de respeito com os menos capacitados competir comigo, um supercanhoto.


Pesquisando um pouco sobre a origem desta “anomalia” descobri que, segundo um estudo recente da Universidade Nacional Australiana a transferência de informações entre os lados (ou hemisférios) direito e esquerdo do cérebro são mais rápidas em canhotos! No fundo eu sempre soube disso, mas a constatação científica é sempre boa. Outra coisa que me chamou muito a atenção foi descobrir que o famoso código secreto no qual Leonardo da Vinci escrevia seus trabalhos não era nada mais do que uma escrita normal invertida de forma que fosse lida em um espelho. O detalhe é que ele escrevia da direita para a esquerda para não borrar já que era canhoto.


No dia 13 de agosto vou comemorar o Dia Internacional dos Canhotos. Sim, existe um dia pra isso. Não sei quanto a vocês, mas eu sinto muito orgulho de ser canhoto! Hahaha!


Pesquisa da Universidade Nacional Australiana: http://www.bbc.co.uk/portuguese/ciencia/story/2006/12/061206_canhotosrapidosfn.shtml


2 comentários:

  1. Oi!! Adorei o blog, e os comentários de que pelo fato de ser canhoto , não queria desapontar OS OUTROS nos esportes... Brincadeiras de lado!!!! ... As tuas matérias são muito interessantes, amei^^
    Beijinho´s da Duda Nicolodi (='.'=)

    ResponderExcluir
  2. "ah, eu so o grupo ti mas o meu nome é gerson.
    E a gora, aos canhotos, ou sinistros, como alguns dizem (que denominação sinistra). Eu.. so de esquerda tbm, e ja passei por todas essas incômodas situações (o melhor foi o juramento do CMPA que eu levantei a esquerda). Minha mãe e meu pai, que são destros, não entendem como eu posso não conseguir abrir uma lata, tenho que ficar trocando os talheres de mãos, sempre pareço um débil mental quando o cara dos sapatos diz pra por o pé direito e eu puxo o esquerdo, ou tenho dificuldade pra usar uma tesoura (??)...
    Meu tio (o único canhoto na família além de mim) foi obrigado na escola a escrever com a direita (sinistro foi amarrarem a mão dele nas costas).. tudo mais uma vez com grande parcela de culpa da tão sábia Igreja (que apesar de sábia, sempre primou pela ignorância dos fiéis). Nada contra a Igreja, aliás sou católico e toda minha família também. Pois as minorias canhotas ja foram consideradas do demônio (assim como a sabedoria grega, os deficientes físicos e - incrível - as mulheres). Como poderia a Igreja afirmar que logo as mulheres fossem um pecado? É que estamos falando da mesma igreja que meteu o coitado do Galileu 500 anos no purgatório, que não era burra para saber que a ignorância é o primeiro passo para a dominação. Milhares de obras e pessoas genias queimadas em "nome de Deus". Ou seria em nome da instituição mais poderosa do Mundo??? A Igreja da Idade Média nunca acreditou em Deus, mas sempre acreditou em si! Jesus senta à DIREITA de Deus.. quem disse? Uma conclusão é certa. As exceções sempre foram as grandes ameaças do poder: O mundo ainda será esquerdo! Obrigado por lembrar a menção a esse mundo "sombrio". Abraço"

    esse foi o meu comentário n postagem sobre canhotos do blog do silveira! viu? copiar de si mesmo pode dar certo! XP

    ResponderExcluir

 
eXTReMe Tracker